ON AIR
... com ...

Machismo no Brasil
13/03/2018 às 21h14
Categoria: Curiosidades
Tópico moderado
Pixelado
16 mensagens
80%
1 emblema
Postado em 13/03/2018 às 21h14
Quando se começa a falar de machismo surgem diversas opiniões, de diversas pessoas. Afinal, todo mundo tem uma opinião sobre o machismo. Alguns dizem que não há machismo, outros dizem que o machismo está impregnado no ar, outros por sua vez, afirmam que o machismo na sociedade atual é velado. E você o que pensa sobre tal assunto?


agressao-verbal
brinde_machismo
Mas Afinal, o Que é o Machismo?
Segundo o dicionário, machismo, são as atitudes e comportamentos de um homem, de um macho, normalmente estes não aceitam a igualdade de direitos entre os homens e mulheres. Ainda segundo o dicionário, machismo consiste na ideologia onde o homem domina a mulher seja ao usar a força ou usando o medo.

Afirma-se ainda que o machismo seja o contrário do feminismo, e este por sua vez, vai além do pedido de igualdade de direitos entre homens e mulheres. Para as mulheres mais radicais, o feminismo não aceita a participação de nada dos homens na vida das mulheres.

Diante dessas afirmações, algumas pessoas dizem que o machismo é aceitar que as mulheres possam e consigam exercem as mesmas funções e atividades que os homens fazem. Entretanto, devemos ressaltar que desde os primórdios a sociedade é formada por famílias patriarcal, onde os pais eram os chefes das famílias, onde as mulheres eram obrigadas a fazerem todos os trabalhos domésticos ou não.



Em algumas sociedades, as mulheres não tinham direito algum, elas eram escravas do lar, era para isso que existiam. Mas quando surgiu o machismo?




O Surgimento do Machismo
O machismo é tão antigo quanto podemos imaginar. Sim, o machismo está presente na sociedade desde os tempos das cavernas. Pode parecer estranho, afinal sempre lemos que os homens saiam para caçar, eram responsáveis pelo sustento da família, mas não era assim que funcionava exatamente.

O homem de Neandertal não caçava, ele mandava a mulher, ele também não cozinha, quem fazia era a mulher. Conhece a história que quem caça em um grupo de leões é a leoa? É quase a mesma coisa. A mulher saia para caçar, voltava e tinha que cozinhar, arrumar a caverna, cuidar das crianças.

Parece tudo muito similar com o que acontece hoje em dia. A mulher sai para trabalhar de manhã cedo, passa o dia fora, quando chega tem que fazer o jantar e em alguns casos o almoço do dia seguinte, ajuda os filhos a fazer a tarefa de casa, lava roupa, arruma a casa e no outro dia começa tudo de novo. Em alguns casos, o homem também trabalha, em outros ele fica dentro de casa, ?cuidando da casa e dos filhos?, mas nem sempre isso é verdadeiro. Portanto, não temos como afirmar uma data precisa de quando o machismo se iniciou, mas podemos dizer que ele ainda impera nos dias atuais.




O Machismo em Meio à Sociedade
Pode parecer estranho, mas ao longo da história do mundo, nos deparamos com o machismo iminente batendo em nossas portas. Todas as sociedades do mundo viveram ou ainda vivem e convivem com este problema. Para algumas dessas sociedades, o machismo não é um problema e sim algo cultural.

Em outras sociedades, passou-se a aceitar o machismo como algo comum, como se não houvesse o machismo não haveria sociedade. Há casos de sociedades em que as mulheres não tem vez e nem voz para nada, são apenas objetos, em alguns casos para a procriação, em outros para usufruto do sexo.

Quando vamos lendo sobre as sociedades, nós esbarramos com culturas diversas e que para muitos é normal uma mulher não poder estudar, não saber nem ler e nem escrever, e isso acontece em pleno século 21. Países de origem mulçumana, de ordem extremamente radical, tem esse preceito, as mulheres não podem sequer ir às escolas, algumas ?guerras? que estão acontecendo no Oriente Médio têm a ver com isso, pelo fato de muitas meninas estarem indo as escolas e os lideres não permitirem isso.

Na cultura indiana, por exemplo, quando o marido morre, a mulher é abandonada pela família do marido, vivendo literalmente ?a Deus dará?, elas são uma parcela excluída da sociedade. E existem diversos outros casos.

cartaz-piada-machista
logo_campanha_basta
machismo (1)
Existe Machismo no Brasil?
Trazendo para uma realidade mais próxima, que tal analisarmos se há ou não machismo no Brasil?

Algumas pessoas dizem que não há o machismo por aqui, outras afirmam que existe um carto machismo, mas bastante velado. E por sua vez, outras vezes afirmam que são extremamente machistas e acreditam que deve ser assim para a sociedade dar certo.

Para analisar cada caso, deve-se partir do pressuposto que o Brasil é um país bastante jovem, quando comparado a outros que existem. Então a historia de luta das mulheres, seja pelo direito de votar como o homem sempre teve ou por um salário e cargo igual ao dos homens é real e muito recente. Isso também vale para os Estados Unidos da América, país relativamente novo, mas que os direitos não são iguais para todos.


O fato das mulheres terem conquistado muita coisa nos últimos anos, faz com quê muitas pessoas digam que não existe machismo aqui no brasil. Mas é certo que mesmo que muitas pessoas digam que não, há sim um machismo, nem que seja velado por parte de algumas pessoas. Afinal, é politicamente incorreto dizer que é machista nos dias atuais.

Por outro lado, existem pessoas, principalmente as mais velhas, que não ligam para o politicamente correto, elas não aceitam e não gostam de serem colocadas no mesmo patamar que as mulheres.

Por fim, podemos concluir que o machismo é algo ainda muito forte na sociedade atual. Ainda demorará um tempo para que a igualdade seja feita de forma igual para ambos os sexos. Para que a sociedade aceite que somos todos iguais, que temos os mesmo direitos e que não há diferenças entre os sexos. Portanto, se deve lutar para que o machismo deixe de ser algo tão latente em nossa sociedade atual.

Nicolau
Paparazzi
218 mensagens
73%
31 emblemas
Postado em 13/03/2018 às 22h19
1
So acho que já deveria ter direitos iguais.
Gamer
600 mensagens
86%
40 emblemas
Postado em 14/03/2018 às 11h12
2
Machismo toma conta não só do Brasil é sim do Mundo!..


Locutor - Moderador


#BaúPixelados




Dono do Portal de Conteúdo - Patolandia.Me

Medonho
57 mensagens
57%
3 emblemas
Postado em 14/03/2018 às 18h10
3
Acho uma pena muitos pensarem desse jeito ainda.
Sem assinatura
Pixelado
10 mensagens
50%
1 emblema
Postado em 17/03/2018 às 18h24
4
é uma pena em pleno tempo de modernidade, século 21, ainda existir pensamentos como esses, não só em nosso país, como no mundo, e tem lugares que são bem mais piores que aqui.
twitter: @MoustiffHB

  • Anterior
  • 1
  • Próxima
É necessário estar logado para participar do fórum de discussão.